fbpx
Logo Criarte

Como as 5 forças competitivas de Porter podem salvar seu negócio?

Conhecer o mercado em que está inserido e ter uma boa noção das estratégias dos concorrentes é essencial para o desenvolvimento de uma empresa. Essa noção permite que se crie um planejamento estratégico de qualidade, ficando mais próximo do sucesso.

Antes de entender como utilizar as 5 forças de Porter é preciso saber o que são, para que servem e como podem ajudar os negócios a serem mais competitivos ou até mesmo a salvar a sua empresa.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre a ferramenta e como ela é capaz de influenciar no potencial da empresa em atrair, atender clientes e obter lucro! Boa leitura!

O que são as forças competitivas de Porter?

As forças fazem parte de uma metodologia capaz de mostrar a posição de qualquer empresa dentro do mercado em que está inserida, considerando o ambiente externo e interno e analisando critérios como clientes, produtos, concorrentes e fornecedores.

Diferentemente de muitas teorias por aí, as 5 forças criadas por Michael Porter, professor de estratégia e competitividade da Harvard Business School, conseguem se manter sempre atualizadas, sem necessidade de uma nova análise e reestruturação.

Quais são as 5 forças competitivas de Porter?

O modelo de Michael Porter estabelece 5 forças competitivas, rivalidade entre concorrentes, poder de negociação dos fornecedores, poder de negociação dos clientes, ameaça de outros produtos ou serviços e ameaça da entrada de novos concorrentes. Entenda um pouco sobre cada um deles abaixo!

1. Rivalidade entre concorrentes

Essa força é associada à disputa das empresas pelos mesmos clientes, gerando uma grande rivalidade direta que fica ainda mais intensificada quando o número de clientes é reduzido e o de concorrentes é grande. Por isso, estude bem e com frequência as empresas que estão no mesmo mercado que você.

2. Poder de negociação dos fornecedores

Quanto maior o poder de negociar do fornecedor, menor a rentabilidade da empresa. Isso acontece porque os valores dos produtos ou serviços podem variar muito e a empresa pode acabar não sendo capaz de não repassar essas oscilações para o cliente final.

3. Poder de negociação dos clientes

Assim como na força anterior, essa é uma força em que é preciso muita atenção, pois pode impactar diretamente no valor final que chega no cliente, forçando um aumento na competição entre as empresas concorrentes ou até mesmo uma melhoria na qualidade dos serviços ou produtos oferecidos.

4. Ameaça de outros produtos ou serviços

Produtos novos no mercado costumam chamar muita atenção, principalmente quando não possuem um equivalente ou com função similar. Nesses casos, o que será determinante é a relação custo x benefício do produto.

5. Ameaça da entrada de novos concorrentes

Novos concorrentes no mercado são sempre uma ameaça ao planejamento estratégico de uma empresa, seja ela qual for. No entanto, essas empresas novas enfrentam algumas barreiras para conseguirem conquistar o seu espaço no mercado, aceitação de marca e de produto.

As 5 forças de Porter são ferramentas de gestão empresarial que podem auxiliar você a ter um maior controle do cenário ao qual a sua empresa está inserida. Conhecendo melhor todas essas possibilidades, desafios e oportunidades, a tendência é que o seu negócio prospere de forma mais sustentável.

Agora que você sabe quais são as forças competitivas de Porter, que tal ficar por dentro de outros assuntos como este? Então siga a nossa página no Facebook e receba conteúdos em primeira mão!

Mais posts