fbpx
Logo Criarte

5 ações para reduzir a taxa de rejeição (bounce rate) de um site

Fidelizar os seus visitantes é muito importante para permanecer relevante a eles. Se a taxa de rejeição das suas páginas está alta, é necessário tomar uma atitude o quanto antes para resolver essa questão.

A taxa de rejeição de um site, também chamada de bounce rate, diz respeito à proporção de visitantes que chegaram até uma página sua e rapidamente a fecharam. É uma métrica que costuma representar que seu usuário não quis explorar mais do seu site.

Trata-se de um indicador que precisa estar sempre em crescimento, representando o interesse dos visitantes em acessar mais das suas páginas. Existem diversas formas de resolver esse problema, bastando implementar uma estratégia focada nessa métrica.

Quer ajuda para solucionar essa questão? Então, veja a seguir 5 ações para reduzir a taxa de rejeição do seu site!

1. Melhore seu linkbuilding

Se os seus visitantes estão deixando o seu site após acessar uma única página, a primeira ação que você deve realizar envolve dar a essas pessoas mais motivos para permanecerem na página. Comece incluindo mais links para outras páginas em seu conteúdo com chamadas criativas e estratégicas, preferencialmente com mais informações sobre os temas abordados.

Trata-se de um esforço que deve ser constante. Analise sempre o seu conteúdo e tente enxergar possíveis conexões com outras páginas do seu site. Uma estratégia de linkbuilding é fundamental para minimizar a taxa de rejeição.

2. Crie CTAs criativos

Você precisa ter sempre em mente o que você quer que o seu visitante faça após visitar a primeira página do seu site. Para isso, implemente um bom call-to-action (CTA ou “chamada para ação”), que leve em conta as intenções dessas pessoas e deixe claro o valor do link.

Se você quer direcionar essas pessoas para uma oferta especial, você precisa utilizar um discurso persuasivo, ao mesmo tempo em que deixa claro o quanto essa oportunidade é valiosa.

3. Publique conteúdo de qualidade

Parece algo subjetivo, mas a qualidade do seu conteúdo pode ser medida por meio do tempo de permanência dos seus visitantes. Afinal, representa que perceberam o valor daquela publicação e estão lendo mais partes dela.

Para isso, procure entender o que esses visitantes costumam procurar na internet. Fique de olho nas ofertas dos concorrentes e desenvolva um material de qualidade superior, que seus visitantes vão preferir.

4. Aposte em diferentes formatos

Certos formatos de conteúdo também são eficazes em diminuir a taxa de rejeição do seu site. Por exemplo, um vídeo cativante pode fazer com que o visitante fique por vários minutos em sua página, caso tenha interesse em assistir tudo.

Outros formatos de conteúdo são eficazes, como é o caso de infográficos, e-books, estudos, análises, entre outros. Leve em conta o perfil da sua audiência para entregar valor a ela.

5. Aprimore o seu tempo de carregamento

Essa sugestão tem menos a ver com o seu conteúdo em si e mais relação com a parte técnica do seu site. Afinal, se as suas páginas demoram a carregar, muita gente pode preferir simplesmente deixar o seu site e tentar outro.

Pode ser necessário otimizar as suas imagens e o código-fonte das suas páginas para que carreguem com mais velocidade. Experimente usar o Google PageSpeed Insights para detectar os pontos que necessitam de ajustes.

Tendo em vista as dicas acima, você já pode começar a desenvolver uma estratégia focada em minimizar a sua taxa de rejeição. Lembre-se de que essa é apenas uma das várias métricas que você deve acompanhar ao trabalhar com o seu site. Uma estratégia robusta é essencial para ter bons resultados com ele, o que é muito facilitado pela contratação de profissionais capacitados.

Quer ajuda nisso? Conheça todos os serviços que oferecemos para aprimorar os seus resultados!

Mais posts