fbpx
Logo Criarte

Otimização do site: 5 dicas imperdíveis para melhorar as conversões

Você conta com diversos canais de marketing, mas seus resultados permanecem os mesmos? Pode estar na hora de focar na otimização do site e em uma estratégia dedicada a melhorar sua taxa de conversão. Existem mecanismos eficazes que podem auxiliar nisso.

A expressão Conversion Rate Optimization (CRO), ou Otimização para Taxa de Conversão, refere-se a iniciativas que visam aumentar os resultados em determinado canal de marketing. Seu site é um grande aliado nessa questão: basta que você tome as decisões certas em relação a alguns aspectos.

Para tornar a página bem-sucedida, é essencial colocar a taxa de conversão como prioridade. Se ela não está gerando os resultados esperados, é provável que diversos elementos estejam precisando de ajustes.

Quer conferir 5 dicas imperdíveis para otimizar o site e melhorar as conversões? Continue a leitura!

1. Entenda o perfil do seu público-alvo

Quando se trata da otimização do site, o mais importante é pensar no perfil do seu cliente para adaptar todas as iniciativas às particularidades dele. Não existe certo e errado, apenas o que gera ou não identificação junto a essas pessoas.

Procure construir um retrato fiel da audiência, incluindo idade, gênero, ocupação, dia a dia, preocupações, necessidades, entre outros pontos. Todas essas informações serão decisivas para você elaborar ofertas realmente tentadoras.

2. Crie bons CTAs

A conversão acontece quando o público é convencido por uma oferta e decide clicar em um Call to Action (CTA ou Chamada para Ação) bem posicionado que aparece no momento certo. Um grande botão com “compre agora”, por exemplo, pode servir de ótimo ponto de partida se gerar identificação junto ao perfil do seu público-alvo.

Para que possa trazer bons resultados a você, o CTA deve ter um tom imediatista e prometer resolver os problemas do seu potencial cliente.

3. Desenvolva landing pages eficazes

Se o objetivo da otimização do site é direcionar mais público para determinada oferta, é preciso haver uma landing page dedicada a ela. Assim, as chances de você perder um lead diminuem e, ao mesmo tempo, é possível oferecer mais informações ou recursos a respeito daquela solução, como textos e vídeos. Além disso, tal página servirá de destino para seus CTAs.

4. Faça testes

Como ter certeza de que esta ou aquela decisão é a melhor para a otimização do site? A saída é realizar testes.

Experimente diferentes combinações, mensure seus resultados e entenda de que forma seu público reage. Os testes A/B servem para ajudar você a escolher quais caminhos seguir em elementos pequenos ou maiores, desde a cor de um CTA até o posicionamento de uma oferta em sua página inicial.

5. Melhore a navegação

Uma parte muito importante da otimização do site diz respeito à sua navegação. Se o visitante tem dificuldades para encontrar o que está procurando, suas conversões ficarão seriamente prejudicadas.

Leve em consideração o que você aprendeu sobre o perfil dessas pessoas e desenvolva páginas especialmente pensadas para elas. Evite menus muito complexos e coloque suas ofertas em pleno destaque.

Agora que você já conhece as principais formas de melhorar a otimização do site, está na hora de colocar os planos em prática. Ao trabalhar com foco na conversão, o mais importante é conhecer muito bem o perfil do seu público e desenvolver uma comunicação direcionada às particularidades dele.

Lembre-se de que essas ideias precisam estar em plena renovação, já que todos os dias podem surgir tendências e ideias capazes de revolucionar seus resultados.

E então, gostou de ver as melhores formas de promover a otimização do site? Quer continuar se informando para alcançar suas metas de marketing? Confira, agora, como definir seus objetivos da maneira correta!

Mais posts