fbpx
Logo Criarte

O que é um teste A/B? Aprenda a aumentar suas conversões

Uma das grandes vantagens do marketing digital é que ele permite que as estratégias sejam testadas durante a ação, sem grandes complicações e investimentos onerosos. Além disso, a partir do resultado desses testes, é possível mudar parte do trabalho ou até mesmo o trabalho todo, incluindo conteúdo, público-alvo, mídia utilizada, entre outros.

Um dos testes mais utilizados e conhecidos atualmente é o teste A/B, que divide o disparo de e-mail marketing ou o tráfego de uma página em duas versões: a atual e uma nova, com modificações em apenas uma variável por vez. A partir da divulgação dos dois conteúdos, analisa-se qual alcançou melhores resultados.

Ficou interessado? Então, acompanhe com a gente como funciona esse eficiente teste e conquiste o seu lead rapidamente!

Por que o teste A/B é tão eficiente

Porque ele é realizado com pessoas reais, usuários do seu site ou membros da sua rede de contatos, que estão realmente interagindo com o seu conteúdo.

Diferentemente de uma pesquisa, em que as pessoas podem responder uma coisa e fazer outra, o teste A/B avalia o comportamento do lead sem pressões ou interferências de fatores externos que podem influenciar a taxa de conversão.

A quem direcionar

Cada empresa tem seu público, com suas características, interesses e comportamentos. Por isso, é fundamental que, antes de começar qualquer estratégia de marketing (digital ou não), você conheça o seu cliente. Afinal, é para ele que seu negócio é feito e é diretamente com ele que você realizará seu teste.

Para isso, alguns profissionais indicam distribuir o seu conteúdo de teste aleatoriamente, para cerca de 10% dos seus contatos, ao mesmo tempo, e aguardar as reações para avaliar os cliques, a rejeição e as taxas de abertura e de conversão.

O que testar

Você já está convencido da importância do teste A/B para melhorar a performance da sua estratégia digital. Mas o que exatamente você pode mudar em seu conteúdo?

Antes de listarmos alguns dos itens que mais costumam alterar os resultados, queremos lembrá-lo de que não é recomendado testar mais de um elemento por vez, afinal, é preciso saber exatamente qual mudança foi responsável pela melhor ou pior resposta do lead.

Experimente alterar primeiramente as seguintes variáveis e analise o comportamento das suas personas:

  • imagens e vídeos;
  • oferta, se for esse o conteúdo;
  • call to action;
  • headline (título em destaque);
  • tamanho e campos de formulários;
  • posição e cores dos elementos.

Ferramentas que podem ajudar

Existem no mercado algumas ferramentas que podem auxiliá-lo na realização dos seus testes, tornando o processo mais fácil e confiável, como o Google Optimize, o Optimizely, o VWO e o RD Station.

Vale a pena conhecer as plataformas e escolher aquela que mais se adapta à sua forma de trabalho e às suas necessidades.

Independentemente da maneira e das mídias nas quais você realizará o seu teste A/B, lembre-se de que, ao contrário dos testes multivariados, essa estratégia testa apenas uma variável (entre duas possibilidades de variação) por vez. Se realizado de forma adequada, esse teste é uma ferramenta bastante eficiente para analisar o desempenho de seus e-mails marketing, landing pages e outras ações da sua estratégia.

E por falar nisso, confira no nosso próximo artigo quais são as melhores estratégias de marketing digital para a sua empresa e continue aprendendo!

Mais posts