fbpx
Logo Criarte

6 ações de marketing para agregar mais valor a marca

Com o avanço da tecnologia e as mudanças de comportamento do consumidor, as estratégias de marketing devem estar em constante transformação, adequando o seu posicionamento e os seus conceitos para acompanhar o dinamismo do mercado e agregar valor a marca, algo que definirá seu sucesso.

Um desses novos conceitos é o branding que, em poucas palavras, pode ser definido como a gestão de uma marca. Todo o trabalho realizado para agregar valor à marca, fortalecê-la, torná-la mais conhecida e desejada pelos consumidores é branding, que envolve desde a concepção até as ações mais cotidianas do marketing.

Diante de tanta concorrência e competitividade e de consumidores cada vez mais exigentes e informados, não precisamos dizer que esse tipo de ação de marketing é fundamental para quem deseja construir uma marca sólida, referência em seu segmento e share of mind, não é verdade?

Mas vamos dizer, agora, como ajudá-lo nesse trabalho de fortalecimento da sua marca a partir de 6 dicas. Acompanhe!

1. Faça uma pesquisa de mercado

Não há como se estabelecer no mercado sem ter consciência do que você oferece e para quem oferece.

É preciso conhecer profundamente qual é o seu produto ou serviço, incluindo os pontos fortes, para destacá-los, e os fracos, para saná-los, além de ter um panorama sobre os seus concorrentes e as particularidades do seu mercado.

Por fim, saber quem é o seu consumidor ajuda a garantir exatamente o que ele precisa, da forma que ele busca. Acredite, muitas empresas ainda estão mais preocupadas consigo mesmas do que com o cliente, o que gera um produto e uma comunicação completamente equivocados.

Ao ter esse conhecimento aprofundado, fica muito mais fácil conversar com o seu consumidor e oferecer exatamente o que ele procura. Por isso, investir em pesquisa é um atalho inteligente que vale muito a pena para agregar valor à marca.

2. Invista em marketing digital

Seja qual for o seu negócio, seus clientes — ou grande parte deles — estão na internet. Não há mais como fugir e ficar de fora das redes sociais, websites, blogs ou lojas virtuais. Mais uma vez, uma boa pesquisa de mercado indicará o melhor caminho a seguir no universo digital.

Assim que as melhores mídias para o seu produto ou serviço forem definidas, apareça sem medo! Mostre a sua marca, crie engajamento, invista em links patrocinados e publicidade paga, divulgue promoções e várias outras ações que farão a sua marca aparecer, ser reconhecida e posteriormente lembrada em um momento de decisão de compra.

3. Valorize o relacionamento com o cliente

Uma das grandes vantagens das redes sociais que acabamos de citar é que elas atuam como um canal direto e bastante eficiente de comunicação com o seu cliente.

Por meio delas, é possível transmitir a sua mensagem e receber a resposta do consumidor, que pode ser esclarecimento de dúvidas, sugestões e até mesmo a finalização da compra.

Mas o relacionamento com o seu consumidor deve ir além das redes sociais: em tempos de grande oferta, é preciso surpreendê-lo positivamente, oferecendo mais do que ele procura.

Você pode, por exemplo, fornecer um atendimento mais personalizado — se vende roupas, oferte para encomendar peças do catálogo, caso elas não estejam disponíveis na loja.

Pode criar um ambiente diferenciado — se trabalha com eletrônicos, deixe mostruários para os clientes mexerem à vontade nos gadgets — e até mesmo as embalagens podem fortalecer a sua marca, com etiquetas com sementes, sachês perfumados, vale-presentes etc. Tudo depende do perfil do seu público e do que tem valor para ele.

4. Invista na pós-venda

Após a compra, o seu trabalho ainda não acabou. Uma pós-venda benfeita garante uma experiência de compra mais especial e faz com que o cliente torne-se fiel à sua marca.

Faça um contato simpático por e-mail e, se prometeu na loja dar um retorno sobre alguma informação ou comunicar a chegada de um determinado item, jamais deixe o seu cliente sem resposta.

Essa é uma maneira de demonstrar interesse e atenção e, principalmente, fará com que o seu cliente sinta-se valorizado. Então, lembre-se de sempre tratá-lo da mesma forma e com o mesmo entusiasmo do processo anterior à venda.

A verdade é que o bom investimento na pós-venda é um grande diferencial, pois 85% das empresas no Brasil nunca fizeram a pós-venda. Então, ofereça a assistência necessária, assim você garantirá a fidelização do cliente. Por isso,

  • mantenha o contato com o consumidor, envie e-mail, ligue — mas tudo com bastante cautela para não incomodá-lo;
  • ofereça brindes e descontos, assim o cliente sentirá que está sendo procurado não apenas para comprar, mas sim para ser valorizado;
  • tenha uma equipe de vendas que ofereça esse suporte pós-venda e se dedique a esse grupo.

5. Cumpra os prazos

Um dos grandes problemas e que mais prejudicam o nome da marca no mercado é a falta de cumprimento dos prazos. Quando as datas especificadas não são cumpridas e o consumidor não fica ciente do desenrolar da venda, pode gerar um problema para a empresa e para o índice de satisfação.

Então, esse é o momento em que o responsável pela marca deve ter organização e planejamento e ser transparente: cumpra os prazos e não faça promessas as quais não podem ser cumpridas. E caso algum erro seja cometido, assuma, peça desculpas e faça o possível para reconquistar o cliente, mesmo que seja necessário o uso de mimos.

Estar com os prazos em dia é uma maneira efetiva de garantir a satisfação do cliente e o crescimento da marca. Para ter mais organização em relação aos prazos, lembre-se de fazer uma atualização constante do estoque, de providenciar um acompanhamento online do caminho percorrido do produto ou serviço.

Outra alternativa que pode ajudar muito é o uso de indicadores de desempenho. Meça a eficiência, reconheça se as metas foram cumpridas e, a partir dos resultados, faça as intervenções necessárias para a sua melhora e aperfeiçoe a atuação de determinado setor.

6. Valorize sua imagem

Há uma relação entre design e marca, isso não podemos negar. Uma boa apresentação é um grande diferencial de desempenho. A empresa precisa ter uma imagem consistente e agradável ao público. Quando há um bom investimento na imagem, é possível influenciar bastante a percepção do produto e a relação da empresa com o cliente.

Para ter uma boa comunicação com sua mensagem, primeiro, é indispensável estabelecer um propósito: você quer transmitir paz, animação, alegria ou energia por meio do slogan? Veja qual o seu objetivo, isso ajuda a estimular a relação com o público.

Por segundo, é preciso ter criatividade. Valorize a personalidade da marca por meio da identidade visual e tente investir em algo que surpreenda o seu consumidor. Assim, ele perceberá que há atenção e cuidado com o material ou serviço que chega até ele.

Uma outra opção é investir em personalização. Assim, ficará muito mais próxima a fidelização do cliente. Mande algo especial, um bilhete, um adesivo, um adereço. Todo esse caminho é capaz de construir um processo enorme de valorização da imagem e, consequentemente, a marca estará ganhando mais legitimidade e espaço no mercado.

São atitudes aparentemente simples, mas mostrar ao seu cliente que você está interessado em atender às expectativas dele do início ao fim de sua jornada de compras são ações imprescindíveis.

Para saber com mais detalhes sobre marketing digital e como agregar valor à marca, acesse o nosso artigo com as melhores estratégias de Marketing Digital para a sua empresa.

Mais posts