fbpx
Logo Criarte

4 práticas para aumentar o conhecimento de marca da sua empresa

O conhecimento de marca pode garantir a sobrevivência de uma empresa no mercado, hoje em dia. Basta uma breve observação do nosso contexto para comprovar isso, uma vez que indivíduos e empresas estão cada vez mais conectados.

E essa troca, isto é, a interatividade no ambiente virtual, tem superado as expectativas mais otimistas. Afinal, há sempre algo novo para ser explorado no ambiente online, o que torna essa interação mais atrativa e produtiva para ambas as partes.

E como o melhor é não perder espaço, fazer com que a sua empresa alcance mais pessoas deveria estar entre as suas maiores preocupações. Confira, agora, 4 práticas que podem ajudar a fortalecer o seu branding:

1. Atraia e envolva consumidores usando as mídias sociais

As mídias sociais não se resumem às redes sociais (como Facebook e Instagram). Espaços como blogs, canais de vídeo e até fóruns virtuais de discussão também têm papel de destaque no conhecimento de marca.

É importante que a sua empresa esteja presente nesses espaços de interação, para fazer o mesmo que os usuários fazem: trocar informação.

Atuar nas mídia sociais é uma parte importante da estratégia digital porque, atualmente, os consumidores passam um tempo considerável do dia conectados a esses ambientes virtuais.

A ideia, aqui, é criar publicidade especialmente direcionadas às mídias sociais, sem esquecer de escolher antecipadamente quais seriam os canais mais adequados a cada tipo de negócio. Com uma campanha a todo vapor nos canais certos, a sua marca ganha alcance e consegue atrair visitas para o blog ou site.

2. Tenha um site bem posicionado nas buscas

O bom posicionamento no ranking de resultados de busca pode ser alcançado se forem utilizadas as técnicas certas.

De um lado, vale a pena investir em Search Engine Marketing (SEM) — os anúncios para motores de busca (como o Google, por exemplo). Por outro, deve-se recorrer ao Search Engine Optimization (SEO), técnicas de posicionamento orgânico (isto é, não pago) do seu site nesses motores.

Só para se ter uma ideia, apenas fazer com que o seu site carregue mais rápido já faz diferença para o posicionamento nas buscas. Afinal, o Google também sabe que o tempo é um recurso escasso e dinamismo é um ingrediente fundamental do ambiente online.

Outra boa prática de otimização é pensar em palavras-chaves e gerar conteúdo que utilize esses termos, distribuídos pelos textos. É importante, também, que o seu site tenha uma versão mobile, ou seja, que possa ser acessado a partir de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

3. Invista em marketing de conteúdo

Quando a empresa compartilha informação relevante com o cliente, ganha votos de confiança. Isso contribui não só para o conhecimento de marca, mas também para fazer com que ele se sinta mais seguro com a empresa.

Lembre-se que o marketing de conteúdo é parte de uma estratégia de atração, não é marketing intrusivo. Isso significa disponibilizar conteúdo de qualidade, que chame a atenção do consumidor, em vez de ir até ele sem autorização, com anúncios.

Por isso, as informações devem ser adequadas às dúvidas e anseios do potencial cliente. Essa é a moeda de troca que vai amadurecer a relação dele com a empresa.

Ou seja, por meio do conteúdo a marca é construída, sempre tendo como base a credibilidade.

4. Use Inbound Marketing para gerar e nutrir leads

O Inbound está relacionado a aproximação. Como vimos, ele depende da permissão do cliente e o atrai com conteúdo de qualidade. Isso leva a uma troca de informação: a empresa oferece um conteúdo de interesse, mas pede dados de contato em troca. Essa é a base da geração de leads.

O passo seguinte é nutrir esses leads. Isto é, disponibilizar, de forma direcionada, conteúdo que eduque, tire dúvidas e enriqueça o universo de conhecimento sobre os temas relacionados ao produto ou serviço que você oferece.

Resumindo: é necessário publicar conteúdo relevante no blog, divulgá-lo nas mídias sociais, compartilhar infográficos, oferecer material rico e se relacionar por email!

Gostou das nossas dicas para aumentar o conhecimento de marca da sua empresa? Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário!

Mais posts