fbpx
Logo Criarte

Conheça novas técnicas de abordagem de vendas para a sua concessionária

Não é novidade para ninguém que o mercado está cada vez mais competitivo em todos os setores e que alguns, em especial, encontram mais desafios para fechar vendas — seja pelo valor dos produtos oferecidos ou pela concorrência acirrada — como é o caso das concessionárias.

Mas algumas técnicas de abordagem de vendas são capazes de garantir mais negócios fechados para o seu time. Basta definir uma boa estratégia, planejar os passos e segui-los. Parece difícil? Continue lendo este texto, que nós explicamos com detalhes!

Dê informações que o seu cliente não tem

Vivemos cercados de informação e acredite: antes de seguir até a sua concessionária, o cliente já pesquisou as suas opções e as dos concorrentes, ouviu a opinião de dezenas — ou centenas — de pessoas (pessoalmente ou por meio da internet) e avaliou o melhor custo-benefício do seu produto.

Ou seja, a sua abordagem de vendas será pouco eficiente se o vendedor abordar com um discurso pronto sobre preço, economia ou itens de série de um carro. Estude o seu produto e mostre para o seu time todos os diferenciais de cada carro: cada detalhe, cada curiosidade ou exclusividade são decisivos para fechar uma venda.

Não subestime o cliente

Como acabamos de dizer, o seu cliente tem quase toda a informação de que precisa para realizar a compra. Por isso, não o subestime, tentando vender algo que o seu produto não é, ou denegrindo a concorrência quando a verdade não é bem essa.

Também tome muito cuidado com ofertas enganosas e condições especiais de pagamento: se há um preço especial para pessoa jurídica, por exemplo, e o seu cliente diz ter uma empresa, não oculte essa informação apenas para realizar a venda para pessoa física. Sua honestidade será valorizada e o seu cliente, certamente, indicará a sua concessionária para toda sua rede de contatos.

Personalize o atendimento de acordo com o perfil de cada comprador

Alguns anos de experiência permitem que você identifique alguns perfis de compradores, não é verdade? Em poucos minutos de conversa, será possível perceber se o seu cliente em potencial está mais interessado no preço, nas tecnologias que o carro oferece, na segurança ou em algum outro aspecto.

Esteja atento e volte às orientações da nossa primeira dica: dê informações valiosas e decisivas de acordo com o interesse de cada um.

Escute mais do que fala

Toda a equipe já está bem treinada sobre os diferenciais de cada carro e pronta para convencer cada cliente! Mas não esqueça de orientar sobre a importância de ouvir mais do que falar.

O seu cliente tem um desejo, uma dor a ser solucionada, e precisa expressá-la. Antes de disparar as suas ótimas soluções para cima dele, deixe-o falar, pensar, analisar o carro. Afinal, é uma compra de um valor relativamente alto e as pessoas, geralmente, precisam pesar todos os prós e contras, além de avaliarem as suas condições financeiras.

Se há mais de uma pessoa efetuando a compra — um casal, por exemplo — respeite o espaço dos dois para trocarem ideias e interfira apenas em momentos decisivos.

Treine o seu time de vendas constantemente

As técnicas de vendas também estão sempre se atualizando — justamente pela transformação constante do mercado e do consumidor. Por isso, é preciso manter o seu time de vendas igualmente atualizado, sempre por dentro das mais eficientes técnicas comerciais e de negociação. Para tanto, invista em cursos de capacitação e treinamento, seja na área de vendas, atendimento ao cliente ou outras áreas referentes ao seu negócio.

Lembre-se que, independentemente das técnicas de abordagem de vendas que forem aplicadas em sua concessionária, é importante manter o seu time sempre motivado por meio de feedbacks, investimentos em capacitações e, até mesmo, bonificações. Com essas dicas, o sucesso da sua equipe se refletirá automaticamente no aumento das suas vendas!

E agora que você já leu sobre técnicas de abordagem de vendas para sua concessionária, que tal descobrir um pouco mais sobre como montar uma equipe de vendas de sucesso?

Mais posts