fbpx
Logo Criarte

Conheça os termos mais pesquisados no Google e compreenda o usuário

O que é mais pesquisado no Google? Saber o que é procurado na plataforma, e de que forma isso é feito, é fundamental para entender o comportamento do consumidor em diferentes estágios de sua jornada, mas isso não é tudo. Hábitos e tendências importantes para a sua estratégia de Inbound Marketing podem ser captados dessa forma. Confira o texto e veja como isso pode ajudar a sua equipe a montar estratégias de marketing mais eficazes.

Somos casados com o Google

Nos anos 2000, antes mesmo dos smartphones estarem nos bolsos de boa parte dos brasileiros, o Google já fazia parte do nosso cotidiano. Consultávamos endereços, números de telefone, informações para trabalhos da faculdade e diversas outras coisas na plataforma. Ainda fazemos esses tipos de pesquisa hoje, mas tudo evoluiu.

Compramos produtos após conferir análises sobre eles com a ajuda da plataforma, adquirimos conhecimentos profissionais, ou mesmo inovamos na cozinha graças ao motor de busca, sendo esta última uma prática bem comum entre os brasileiros, como mostra uma reportagem do Estadão. Mas e como é que isso influencia nos negócios?

O poder das pesquisas do Google sobre o mercado

A mesma reportagem que fala sobre a busca por receitas, nos mostra que, durante o inverno, as pesquisas por roupas dessa temporada voltadas para o público infantil aumentam em até 15%.

Saber que as pessoas pesquisam mais por um determinado tópico, em uma época específica, permite que, a longo prazo, um negócio se planeje para realizar promoções e ações de marketing voltadas para o interesse do público durante aquele período, como é o caso das roupas de inverno.

É claro que ficar de olho nos dados de buscas do Google não é útil apenas no longo prazo. Quando o alto índice de pesquisas mostra resultados não periódicos, isto é, picos momentâneos em um determinado tópico, uma empresa pode se beneficiar bastante disso, desde que o seu time esteja preparado para aproveitar essa oportunidade.

Descobrindo tendências e o estágio de compra com o Google

Em 2018, como mostra a uma matéria do G1, um dos assuntos mais pesquisados no Brasil foi como fazer figurinhas no WhatsApp. Empresas que trabalham com softwares e apps de edição poderiam aproveitar muito bem essa tendência para divulgar seus produtos, já que as pessoas estavam demonstrando muito interesse em usar imagens na plataforma de mensagens.

Além de dar dicas sobre temas diferentes sobre como uma empresa pode investir para atrair a atenção do público, o Google também as ajuda a identificar os interesses do consumidor em diferentes estágios da jornada de compra.

Buscas como “melhores celulares de 2019”, por exemplo, indicam que a pessoa que fez essa pesquisa quer saber quais são as opções do mercado, que é o primeiro sinal de interesse de compra.

Quando as buscas mudam para “modelo X vale a pena?” ou “A câmera do modelo Y é boa?”, temos exemplos de pessoas que já conhecem um determinado produto e estão procurando por informações complementares para ter uma opinião formada sobre ele.

Identificar as buscas feitas por produtos, serviços e atividades relacionadas à sua empresa é a chance que você tem de investir em promoções e, também, em conteúdos que realmente sejam atraentes para o consumidor.

A seguir, confira dois dos tópicos mais pesquisados no Google pelos brasileiros e veja como algumas empresas poderiam ter usado isso como parte de suas estratégias de marketing:

  • “Como fazer perguntas no Instagram?”: o recurso deu as caras no Instagram em 2018, e despertou bastante a curiosidade dos usuários. Empresas que trabalham com marketing digital, seja com consultoria ou cursos, aproveitaram a deixa para fazer conteúdos voltados para os profissionais que queriam entender melhor como funcionava o novo recurso;
  • “Como fazer crepioca?”: negócios com foco em alimentação, vida saudável e exercícios podem fazer uso do tópico, que atrai um público que está no primeiro estágio do funil de vendas. Até mesmo nutricionistas poderiam se beneficiar desse tipo de conteúdo;

Como você viu, ficar de olho nas pesquisas do Google é algo vital para entender melhor o público e apresentar as soluções para aquilo que ele procura. Quer ver mais dicas sobre isso? Então dá uma conferida no nosso texto sobre o futuro do marketing de conteúdo!

Mais posts