fbpx
Logo Criarte

Você precisa de ajuda para gerenciar o planejamento de mídias digitais?

De que formas você costuma conduzir o seu planejamento de mídias digitais? Toda marca precisa se preocupar com esse aspecto da sua estratégia, já que ele determina não só os canais de atuação, mas também a abordagem utilizada em cada um deles. Esses são elementos essenciais para gerar resultados de qualidade.

O termo planejamento de mídia se refere à etapa essencial de considerar as opções de canais de marketing que você tem à disposição e escolher aqueles que são capazes de trazer melhores resultados para você. Devem ser consideradas as particularidades da sua marca e do perfil de público que ela está tentando impactar.

Assim como a escolha de mídias digitais pode ser benéfica quando bem planejada, qualquer erro nessa etapa pode ser prejudicial para os seus objetivos. Portanto, não apresse essa decisão e considere todas as variáveis antes de prosseguir. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe nosso post.

Quais os principais tipos de mídia digital?

Owned

São todos os canais que estão sob o seu controle em sua marca. Inclui meios como redes sociais, e-mail marketing, site, blog, entre outros. Como é você quem define o conteúdo veiculado, não há restrições e nem limitações. No entanto, traz alguns desafios para crescer a sua audiência para além do público que já foi conquistado.

Earned

Refere-se à mídia conquistada a partir de ações estratégicas, como contato com influenciadores digitais ou um trabalho junto à imprensa. É uma forma de ampliar o alcance da sua marca, além dos meios que estão sob o seu controle. Difere do tipo de mídia paid porque não tem vínculo financeiro. A sua marca aparece nesses veículos puramente pelo mérito dela.

Paid

As facilidades do meio digital permitem que você obtenha excelentes resultados ao investir em mídia. Trata-se de uma fonte de resultados paga, ou seja, que não é verdadeiramente sua. É um tipo de mídia que oferece grande potencial de alcance, especialmente se você usar plataformas poderosas, como Facebook Ads e Google Ads.

Como escolher os canais do planejamento de mídia?

Um dos principais desafios de se trabalhar com um planejamento de mídia envolve a escolha dos canais que serão utilizados pela marca. Afinal, trata-se de um detalhe que determinará a qualidade da audiência impactada, além de ter o potencial de gerar oportunidades valiosas de visibilidade para a empresa.

Evite descartar possibilidades cedo demais. Comece considerando os três principais tipos de mídia (owned, earned e paid) como básicos e construa a sua estratégia em cima deles. Somente elimine aqueles que realmente não puderem gerar identificação junto ao seu público-alvo ou que não se encaixem no seu nível de orçamento.

O ponto mais importante, que determinará o caminho a seguir, é o perfil do seu público-alvo. Considere os hábitos dessas pessoas e tente descobrir quais veículos de mídia costumam consumir. Por exemplo, se os seus potenciais clientes passam muitas horas do dia no Facebook, trata-se de uma plataforma valiosa para estar presente.

Quais as principais etapas do planejamento de mídias digitais?

Conheça sua marca e seus concorrentes

Saber exatamente como a empresa está inserida no mercado é uma boa pista de como o trabalho nas mídias deve ser realizado. Analise o comportamento do público e conheça o que eles gostam e o que não gostam. Dessa maneira, é possível alinhar o foco do planejamento estratégico e de marketing às ações a serem tomadas.

Defina os objetivos das campanhas

Os objetivos em marketing são os mais variados. Pode ser o aumento de engajamento nas redes, a geração de leads, o aumento de tráfego e outras alternativas. Todos após a definição tomam como princípio os objetivos iniciais, pois eles serão a base para todas as ações da campanha.

Determine o público

É o público que definirá a linguagem que será adotada, as redes nas quais sua marca terá perfis e a abordagem que será feita. Saber como se comunicar com sua audiência é fundamental para evitar ao máximo os ruídos (falhas na comunicação). Por exemplo, se o público da sua marca é jovem, as principais redes sociais serão o Facebook e o Instagram.

Escolha as ferramentas

Utilizando as informações anteriores, chega a hora de definir o que será usado para alcançar quem já é cliente e também novos prospects. Além de saber onde sua marca deve estar presente, estabelecer os canais e os conteúdos é muito importante, assim como o cronograma para manter a frequência nas postagens.

As ferramentas de monitoramento também são essenciais para avaliar durante a campanha quais ações tem impactos positivos e quais não foram tão eficazes.

Quais as principais métricas para analisar os resultados?

A cada dia o número de pessoas que acessam as redes sociais cresce. Portanto, uma marca que esteja inserida adequadamente no mercado tem muito mais chances de conquistar seus objetivos, diferentemente de concorrentes que não se baseiam em um planejamento de mídias.

No entanto, somente a criação de postagens e o acompanhamento de números de vaidade (como curtidas e compartilhamentos) não são o suficiente. É necessário analisar continuamente as métricas das mídias sociais para saber o desempenho das campanhas.

Alcance orgânico

Esse indicador mostra quantas pessoas foram alcançadas com suas publicações naturalmente, sem precisar de impulsionamento. Os algoritmos selecionam o que mostrar aos usuários e, assim, os posts mais relevantes são entregues para um maior número de pessoas.

Custo por resultado

É a métrica que mostra o valor total gasto em mídias dividido pelo resultado obtido. O custo por resultado (CTR) é a melhor maneira para saber o custo-benefício das campanhas e como melhorá-las, além de identificar pontos que podem ser lapidados.

Taxa de cliques

Para conhecer o desempenho das publicações, a taxa de cliques é ideal. Nesse indicador, aparece quem visualiza seu conteúdo e quantas dessas pessoas interagem com a postagem. Para calcular, basta dividir o número de impressões pelo número de cliques.

Como garantir excelentes resultados com o seu planejamento de mídia?

Com tantas possibilidades envolvidas em um planejamento de mídia, pode ser difícil garantir o acesso a todo potencial que a sua marca tem. Para isso, é recomendado buscar a ajuda de uma parceira que entenda do assunto. É o caso de uma agência de marketing ou de uma empresa de consultoria dessa área.

Acessar um time completo de especialistas é bastante valioso para garantir as decisões certas. Ações como redimensionar orçamentos, analisar métricas, propor conteúdos, corrigir falhas, entre outras, necessitam do olhar de quem tem experiência na área para evitar erros.

Quais os principais erros cometidos em uma estratégia de planejamento de mídia?

Alguns erros são bastante comuns nas estratégias de mídias digitais, como não ter um plano organizado e apenas realizar postagens nos perfis da empresa. As redes sociais são importantes portas de entrada para que novos clientes conheçam a sua marca. Por isso, o planejamento a ser seguido deve ser detalhado. Cuidado para não cometer os seguintes erros:

  • fazer postagens que não estejam alinhadas com os demais conteúdos;
  • não interagir com o público;
  • responder de maneira inapropriada aos comentários e mensagens;
  • não analisar cuidadosamente o conteúdo antes de ser postado;
  • ter perfis em redes nas quais seu público não está presente;
  • usar linguagem inadequada e que não conversa com sua persona;
  • não ter periodicidade nas publicações;
  • reproduzir o mesmo conteúdo em todos os canais de comunicação;
  • não manter uma relação próxima com o público.

Para aproveitar todos os benefícios que as mídias sociais proporcionam, você precisa contar com uma boa parceria para desenvolver o planejamento de mídia. Avalie quais são as suas necessidades e opte por uma agência ou consultoria que ofereça os melhores serviços. Terceirize o trabalho das mídias sociais para uma empresa que possa ajudar nessa questão e que entenda o que você está buscando.

Quer ajuda com o planejamento de mídias digitais? Entre em contato conosco por meio do site e conheça todas as suas possibilidades!

Mais posts